A primeira escova de dentes foi usada na China, em 1498, mas suas cerdas eram feitas com pêlos de porco. Mais tarde, estes foram substituídos por pêlos de cavalo. A escova de dentes mais antiga da Europa, que data de 300 anos atrás, é feita de osso e foi descoberta durante escavações arqueológicas em um antigo hospital municipal de Minden, na Alemanha.
Os 19 buracos destinados a inserir os pêlos de porco que funcionavam como cerdas são visíveis ainda hoje.[1]
Em 1938, a DuPont desenvolveu as cerdas de náilon, usadas hoje em dia.
A partir da segunda guerra mundial a escova de dente se popularizou e passou a fazer parte da vida da população, hoje pode se considerar como umas das maneiras mais eficientes de higienizar a cavidade bucal. Infelizmente no Brasil e no mundo nem todas as pessoas tem acesso a escova de dentes, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 11% dos brasileiros não tem nenhum dente e que apenas 53% escovam os dentes e usam fio dental. O quadro abaixo mostra algumas estatísticas relacionadas ao uso da escova de dente, creme dental e fio dental.
Afinal, qual a escova Ideal?? Qual devo comprar??
A escova dental deve obedecer algumas características para melhor higienização e para não causar danos aos tecidos moles, são elas:
Cerdas macias e flexíveis - Para não desgastar o esmalte, não causar danos a gengiva(inflamação) e as cerdas flexíveis para alcançar aéreas interdentais.
Ponta Ativa pequena(onde estão as cerdas) - Para que a escova possa alcançar todas as regiões da boca, principalmente os dentes postérios.
Cabeça Flexível - Para facilitar o contato das cerdas com as superfície dos dentes.
Cabo Ergonômico - Tem objetivo de facilitar a pegada, o ideal que não seja muito comprido e nem muito pequeno.
Indicador inteligente - Filamentos das cerdas que ficam mais claro com o uso, mostrando quando estar na hora para trocar a escova.
Para a limpeza da Escova: Lave em água corrente, remover o excesso de água e se possível colocar em solução de gluconato de clorexidina 0,12%. Ficar atento para o momento da troca da escova pois com o tempo e o desgaste das cerdas a escova pode perder sua eficiência.
Com essas dicas espero que você consigo comprar uma escovar ideal que se adeque a suas necessidades, nem sempre a escova mais cara é a melhor. Lembre-se de escovar os dentes sempre após as refeições e principalmente antes de dormir. Faça uso do fio dental pois a escova não é tão eficiente nos espaços entre os dentes.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário