sábado, 24 de dezembro de 2016

Clareamento Dental: O que você precisa saber.

Na atualidade, o clareamento dental é muito comum entre jovens e adultos que buscam melhorar a estética ou corrigir alguma imperfeição. 

Nesse post, vou falar um pouco de como é feito o clareamento, quais produtos são utilizados e quais cuidados devem ser adotados. 



Como é realizado o clareamento??
O clareamento dental é feito com aplicação de substâncias (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio) em concentrações que variam, dependendo do caso. Essas concentrações mudam quando o clareamento é realizado em casa ou em consultório. Cada substancia promove um bom resultado, porém o peróxido de carbamida pode ser mais seguro tendo em vista causar menor agressividade aos tecidos dentais. 

Clareamento Dental tem diferença?? SIM.

Clareamento profissional e clareamento caseiro 

O Profissional é realizado no consultório pelo cirurgião dentista. É mais rápido, cômodo e seguro. Isso porque, no consultório, o dentista realiza a profilaxia antes do procedimento, isola a gengiva para evitar danos e a concentração das substâncias são maiores promovendo uma ação mais rápida. Porém, essa concentração pode gerar sensibilidade dental ao paciente. 
Já o clareamento Caseiro é realizado em casa pelo paciente sob orientação profissional. No clareamento caseiro o dentista realiza a confecção de moldeira individual onde o paciente deverá aplicar a substância no seu interior e levar à boca por alguns minutos. Esse procedimento deve ser realizado todos os dias por pelo menos por 30 minutos num período de 3 semanas. 
A vantagem desse procedimento é o custo inferior e uma menor sensibilidade nos dentes devido à baixa concentração das substâncias. Mas, infelizmente, o clareamento caseiro pode não ter o resultado esperado, porque depende exclusivamente da disciplina do paciente em seguir todas as instruções antes da realização dos procedimentos. Cuidado, pois o clareamento caseiro realizado de forma incorreta pode causar danos à gengiva e ao dente. 

Quais cuidados devo tomar durante o tratamento? 

Durante o tratamento o paciente deve evitar consumir alguns alimentos, como:


A) Ácidos que podem potencializar a sensibilidade dentária; corantes, bebidas e alimentos hiperpigmentados naturalmente ou com corantes adicionados, como o vinho tinto, suco de uva, refrigerantes, molho de tomate industrializado, cenoura, beterraba, açaí, mirtilo (blueberry), molho de soja (shoyo), ketchup, mostarda, café preto, chá preto e mate, chocolate, entre outros. Esses alimentos podem causar manchas e comprometer o tratamento, pois nesse período os dentes estão desprotegidos; os dentes estão desprotegidos.

B) Cigarro: eles podem causar manchas

C) Antissépticos bucais coloridos, pois possuem corantes em sua composição, podendo causar as manchas.

Além disso, é recomendada uma rigorosa higienização dos dentes e utilização de fio dental, lembrando que essa última recomendação deve ser mantida até após o fim do tratamento. Já outros costumes podem voltar ao normal, como o consumo de alimentos e bebidas saudáveis.

Então pessoal, espero que tenham entendido um pouquinho de como é realizado o clareamento dental e de quais formas podem ser realizadas. As dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários. Duvidas e sugestões é só comentar.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O que é Odontogeriatria??

Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária. Trata-se de uma nova especialidade odontológica.

A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); e, em segundo lugar, os idosos têm mais dentes. 


A odonto geriatria busca a prevenção da condição da saúde do idoso. Com o tempo e o envelhecimento o idoso passa por mudanças e adquire características como a Senescência e a Senilidade. A Senescência são aspectos puramente biológicos adquiridos pelo idoso enquanto esta envelhecendo e a Senilidade são aspectos patológicos e sociais do envelhecimento. 

A população acima de 60 anos já é considera idosa. Porem a essa população é divida em idosos jovens de 60 a 80 e idosos mais idosos que são os acima de 80 anos. Em 2025, 15% da população brasileira será de idosos e proporcionalmente aumentando a quantidade de idosos mais idosos. Paciente da terceira idade são classificados também em Independes, parcialmente dependentes e totalmente dependentes. 

Independentes: São idosos com autonomia de mobilidade e capacidade de decisão. 
Parcialmente dependeres: Idosos que necessitam de suporte continuo para mobilidade e autodeterminação. 
Totalmente dependentes: Aqueles que perderam a autonomia e dependem integralmente de pessoas.

A odonto geriatria importante devido a condição da população idosa. A maior parte apresenta aumenta na carie dental, pois nem todos tem acesso a água fluoretada, ajuda na realização da higiene bucal diária, visitas ao dentista e conscientização da fundamental importante da saúde bucal. Doença como a gengivite, lesões na mucosa, prótese mal adaptadas, xerostomia e problemas de mastigação que dificilmente conseguirá se alimentar corretamente, passando assim a modificar sua alimentação e causando uma redução na ingestão de nutrientes essenciais, facilitando ou potencializando ainda doenças sistêmicas.

Como conclusão podemos destacar que a população idosa quando não tratada corretamente pode desenvolver patologias de alto grau e levar até a problemas sistêmicos que podem danificar a sua saúde. É fundamental a visita ao cirurgião dentista, assim é possível prevenir e orientar o idoso e os familiares/responsáveis de como se previnir e manter uma boa saúde bucal.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Prótese Parcial Removivel (PPR): Conceitos, objetivos, indicações e elementos constituintes.




O que é a Prótese Parcial Removivel??


É uma armação metálica com dentes artificiais. Embora removível, ela é seguramente encaixada à boca por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais adjacentes e, ainda, por meio do apoio da gengiva. 

 As próteses móveis podem ser definitivas e provisórias. Nas definitivas temos a presença de uma estrutura metálica com grampos e apoios e na prótese provisória temos a resina acrílica.




Conceitos
A prótese: Visa a reposição do tecido faltante por elementos artificais.
Ela é parcial - Porque substitui um ou mais dentes e estruturas associadas.
Ela é removível - Porque pode e deve ser removida para sua higienização e dos dentes.

Objetivos:

  • Restaurar a eficiência mastigatória
  • Restaurar a fonética
  • Restabelecer a estética
  • Conforto ao paciente
  • Integrar-se ao sistema estomatognático
  • Preservar os tecidos remanescentes


Indicações:
  • Pacientes com extremidades livres uni ou bilaterais
  • Espaços protéticos múltiplos
  • Grandes espaços protéticos
  • Prótese anterior com reabsorção óssea extensa
  • Prótese temporária e orientadora nas reabilitações complexas
  • Como ferulização ou meio de contenção de dentes com mobilidade
  • Como auxiliar nas contenções de fraturas maxilares
  • Em paciente com fissuras palatinas
  • Odontopediatria
  • Paciente com higienização adequada


Contra Indicações:

  • Baixa resistência a cárie e doença periodontal
  • Xerostomia
  • Microbiota especifica alta
  • Saliva com pequeno efeito tampão
  • Falta de coordenação motora


Elementos que constituem a P.P.R.

  • Retentores diretos - Intra-coronários e Extra-coronários
  • Retentores Indiretos
  • Conector Maior
  • Sela
  • Dente artificial
  • Conector menor



Retentores diretos

Extra-coronários(grampo) são Divididos em:
  • Braço de retenção ou retentivo: Proporciona retenção ao grampo
  • Braço de oposição: Proporciona reciprocidade e estabilidade
  • Apoio: Proporciona fixação e suporte
  • Corpo do Grampo: União entre as partes



1 - O Braço de retenção ou Retentivo também eh dividido em: 
R - Parte Rígida
S - Parte Semi rígida
F - Parte Flexível

Retentores intra-coronários
Características:
  • Soldados dentro da coroa fundida ou fundidos junto com a coroa
  • A retenção é por atrito, Através do sistema macho e fêmea
  • Mais caro(oneroso), Maior dificuldade técnica
  • Maior desgaste do dente
  • Melhor retenção e estética


Retentores Indiretos
  • Tem função de evitar que a prótese de extremidade livre rotacione
  • Se localizam distantes do espaço protético e perpendicular ao eixo real de rotação da prótese


Conector Maior

  • Tem a função de unir os componentes da prótese
  • Devem ser rígidos para respeitar os tecidos moles e distribuir as forças para as áreas de suporte


Conector Menor: Uni o grampo ao conector maior
Sela: Recobre todo rebordo e preserva os tecidos de suporte
Dente Artificial: É o dente que ficará no local que foi perdido


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Enxaguante bucal: Qual devo usar?



O enxaguante bucal é um produto comum na nossa vida e adoramos bochechar e sentir aquele sabor, a sensação de ardor na boca (matou tudo) ou o hálito fresco onde você fica pensando: "Meu hálito está ótimo". Porém, nem todos sabem como e quando se deve usar os enxaguantes bucais.
Para começar, você precisa saber que eles (os enxaguantes bucais) são divididos em dois tipos: solução fluoretada e antisséptico
Soluções fluoretadas:

Servem para tornar os dentes mais resistentes e prevenir o aparecimento e o desenvolvimento da cárie dentária. A maioria dos estudos foi desenvolvida antes da exposição a múltiplas fontes de fluoretos e do declínio da cárie dentária. A redução observada foi de cerca de 20% a 50% quando comparada com residentes em regiões sem água fluoretada, quando a periodicidade foi diária ou semanal. Revisões sistemáticas recentes indicam uma redução de cárie na ordem de 23% a 30% (MARINHO et al., 2003a). Essas soluções fluoretadas podem ser usadas todos os dias, pois elas ajudam no combate contra a cárie e no fortalecimento do esmalte dentário. É recomendado utilizar uma vez ao dia e de preferência à noite.


Antissépticos:
Essa solução tem propriedades germicida e antibacteriana. Mas isso não é bom? Depende! Se o paciente estiver com uma doença periodontal é indicado, porém se o paciente está saudável não é recomendado o uso, porque eles possuem substâncias que podem desequilibrar a quantidade de bactérias em sua boca.Peraee!! Você não quer acabar com as bactérias da minha boca? Mais ou menos, todos temos bactérias em nossa boca.
Imagina que na sua boca tem uma quantidade X de bactérias causadoras da cárie e a mesma quantidade de bactérias causadoras da doença periodontal, todas vivendo em equilíbrio. O que ocorre com uso constante do antisséptico é que ele acaba diminuindo a bactéria causadora da doença periodontal,  havendo, por consequência, uma aumento nas bactérias causadoras da cárie, o que torna você suscetível a adquirir esse problema.

Tudo isso foi causado por um desequilíbrio no meio bucal, havendo a possibilidade de ocorrer na forma contrária (diminuição das bactérias da cárie e aumento das bactérias da doença periodontal).  
Portanto, os antissépticos bucais são indicados em situações pré-cirúrgicas, visando uma descontaminação bucal, em casos de doenças periodontais (ex: gengivite) e em pós-cirúrgicos, sempre com orientação de tempo e quantidade determinadas pelo cirurgião dentista.
Crianças:
Não é recomendado o uso para crianças, pois existe a possibilidade da mesma engolir a substancia. O excesso de ingestão pode causar fluorose, vômito e ressecamento das mucosas da boca e do intestino.

Enxaguante bucal com álcool:
Esse tipo de produto resseca mais a mucosa e deve ser evitado por idosos, pessoas que tenham boca seca, dependentes de álcool e pacientes em tratamento como quimioterapia e radioterapia. Essas pessoas já têm a mucosa ressecada e podem desenvolver feridas na boca e aftas.
É importante lembrar que a melhor maneira de higienizar a cavidade bucal é através da escova de dentes, fio e creme dental. Veja qual a melhor escova para você melhorar sua escovação e qual creme dental escolher. Lembre-se, antes de tomar qualquer medicamento, consulte seu dentista.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Creme Dental: Qual devo usar??


É muito comum ir ao supermercado e encontrar dezenas de marcas de cremes dentais, com preços diferentes e cada um com uma propaganda mais interessante.
As marcas sempre falam que o seu creme dental é melhor, limpa mais, faz coisa mirabolantes. Será que faz mesmo? Qual creme dental eu devo comprar?? Ou o que devo saber para escolher o melhor?? 


Creme dental deve ter:

Flúor
Isso porque a nossa boca sofre alteração do PH após as refeições, fazendo com que o meio bucal fique mais ácido. Essa acidez leva a um processo de desmineralização do dente, onde ocorre a perda de mineras como cálcio e fósforo. O flúor diminui o processo de desmineralização e favorece a remineralização do dente. Por isso, é recomendado que a substância seja consumida em quantidades suficientes, seja na alimentação (frutos do mar e água fluoretada) ou na escovação (pastas de dente com flúor). .

Evite creme dental que prometem clarear os dentes:
Esse tipo de Creme dental tem um maior quantidade de partículas abrasivas em sua composição se comparado com um creme dental comum. O uso constante de abrasivos pode tornar o esmalte mais desgastado e aumentar a sensibilidade dentária. É recomendado o clareamento dental com a supervisão de um dentista.

Dentes sensíveis
A sensibilidade pode ser causada por vários fatores. Normalmente, a sensibilidade aparece devido à exposição de dentina causada por uma doença da gengiva, escovação incorreta, cremes dentais abrasivos, retração gengival e outros. Isso porque a dentina possui pequenos canais(túbulos dentinários) na sua estrutura e esses canais contenha fluidos e terminações nervosas.

Quando você come/bebe algo frio ou quente, os pequenos canais expostos sofrem uma reação rápida de movimento dos fluidos. Esse movimento gera estímulos e as terminações nervosas reagem com dor. Se você tem sensibilidade dental consulte seu dentista.

O creme dental ideal é o que mais atende às suas necessidades, porém o objetivo do post foi mostrar para você que nem sempre o creme dental mais caro é o melhor. Na maioria das vezes o mais barato e o mais caro tem as mesmas substancias e a diferença é a embalagem ou a propaganda. Aconselho você olhar para as prateleiras de baixo no supermercado. Lá vão estar os mais em conta. Aproveita que sobrou uma grana e compra um fio dental hehe

Fonte: 
mdfrossard 
blogkamilagodoyr 
Dentistica : Saúde e Estética - 2ª Ed. - Ewerton Nocchi Conceicao

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Qual escova de dentes devo usar??

A primeira escova de dentes foi usada na China, em 1498, mas suas cerdas eram feitas com pêlos de porco. Mais tarde, estes foram substituídos por pêlos de cavalo. A escova de dentes mais antiga da Europa, que data de 300 anos atrás, é feita de osso e foi descoberta durante escavações arqueológicas em um antigo hospital municipal de Minden, na Alemanha. 
Os 19 buracos destinados a inserir os pêlos de porco que funcionavam como cerdas são visíveis ainda hoje.[1] Em 1938, a DuPont desenvolveu as cerdas de náilon, usadas hoje em dia.

A partir da segunda guerra mundial a escova de dente se popularizou e passou a fazer parte da vida da população, hoje pode se considerar como umas das maneiras mais eficientes de higienizar a cavidade bucal. Infelizmente no Brasil e no mundo nem todas as pessoas tem acesso a escova de dentes, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 11% dos brasileiros não tem nenhum dente e que apenas 53% escovam os dentes e usam fio dental. O quadro abaixo mostra algumas estatísticas relacionadas ao uso da escova de dente, creme dental e fio dental.

Afinal, qual a escova Ideal?? Qual devo comprar??
A escova dental deve obedecer algumas características para melhor higienização e para não causar danos aos tecidos moles, são elas:
Cerdas macias e flexíveis - Para não desgastar o esmalte, não causar danos a gengiva(inflamação) e as cerdas flexíveis para alcançar aéreas interdentais.
Ponta Ativa pequena(onde estão as cerdas) - Para que a escova possa alcançar todas as regiões da boca, principalmente os dentes postérios.
Cabeça Flexível - Para facilitar o contato das cerdas com as superfície dos dentes.
Cabo Ergonômico - Tem objetivo de facilitar a pegada, o ideal que não seja muito comprido e nem muito pequeno.
Indicador inteligente - Filamentos das cerdas que ficam mais claro com o uso, mostrando quando estar na hora para trocar a escova.

Para a limpeza da Escova: Lave em água corrente, remover o excesso de água e se possível colocar em solução de gluconato de clorexidina 0,12%. Ficar atento para o momento da troca da escova pois com o tempo e o desgaste das cerdas a escova pode perder sua eficiência.

Com essas dicas espero que você consigo comprar uma escovar ideal que se adeque a suas necessidades, nem sempre a escova mais cara é a melhor. Lembre-se de escovar os dentes sempre após as refeições e principalmente antes de dormir. Faça uso do fio dental pois a escova não é tão eficiente nos espaços entre os dentes.

Fonte: