Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária. Trata-se de uma nova especialidade odontológica.
A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); e, em segundo lugar, os idosos têm mais dentes.
A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); e, em segundo lugar, os idosos têm mais dentes.
A odonto geriatria busca a prevenção da condição da saúde do idoso. Com o tempo e o envelhecimento o idoso passa por mudanças e adquire características como a Senescência e a Senilidade. A Senescência são aspectos puramente biológicos adquiridos pelo idoso enquanto esta envelhecendo e a Senilidade são aspectos patológicos e sociais do envelhecimento.
A população acima de 60 anos já é considera idosa. Porem a essa população é divida em idosos jovens de 60 a 80 e idosos mais idosos que são os acima de 80 anos. Em 2025, 15% da população brasileira será de idosos e proporcionalmente aumentando a quantidade de idosos mais idosos. Paciente da terceira idade são classificados também em Independes, parcialmente dependentes e totalmente dependentes.
Independentes: São idosos com autonomia de mobilidade e capacidade de decisão.
Parcialmente dependeres: Idosos que necessitam de suporte continuo para mobilidade e autodeterminação.
Totalmente dependentes: Aqueles que perderam a autonomia e dependem integralmente de pessoas.
A odonto geriatria importante devido a condição da população idosa. A maior parte apresenta aumenta na carie dental, pois nem todos tem acesso a água fluoretada, ajuda na realização da higiene bucal diária, visitas ao dentista e conscientização da fundamental importante da saúde bucal. Doença como a gengivite, lesões na mucosa, prótese mal adaptadas, xerostomia e problemas de mastigação que dificilmente conseguirá se alimentar corretamente, passando assim a modificar sua alimentação e causando uma redução na ingestão de nutrientes essenciais, facilitando ou potencializando ainda doenças sistêmicas.
Como conclusão podemos destacar que a população idosa quando não tratada corretamente pode desenvolver patologias de alto grau e levar até a problemas sistêmicos que podem danificar a sua saúde. É fundamental a visita ao cirurgião dentista, assim é possível prevenir e orientar o idoso e os familiares/responsáveis de como se previnir e manter uma boa saúde bucal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário