Na atualidade, o clareamento dental é muito comum entre jovens e adultos que buscam melhorar a estética ou corrigir alguma imperfeição.
Nesse post, vou falar um pouco de como é feito o clareamento, quais produtos são utilizados e quais cuidados devem ser adotados.
Como é realizado o clareamento??
O clareamento dental é feito com aplicação de substâncias (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio) em concentrações que variam, dependendo do caso. Essas concentrações mudam quando o clareamento é realizado em casa ou em consultório. Cada substancia promove um bom resultado, porém o peróxido de carbamida pode ser mais seguro tendo em vista causar menor agressividade aos tecidos dentais.
Clareamento Dental tem diferença?? SIM.
Clareamento profissional e clareamento caseiro
O Profissional é realizado no consultório pelo cirurgião dentista. É mais rápido, cômodo e seguro. Isso porque, no consultório, o dentista realiza a profilaxia antes do procedimento, isola a gengiva para evitar danos e a concentração das substâncias são maiores promovendo uma ação mais rápida. Porém, essa concentração pode gerar sensibilidade dental ao paciente.
Já o clareamento Caseiro é realizado em casa pelo paciente sob orientação profissional. No clareamento caseiro o dentista realiza a confecção de moldeira individual onde o paciente deverá aplicar a substância no seu interior e levar à boca por alguns minutos. Esse procedimento deve ser realizado todos os dias por pelo menos por 30 minutos num período de 3 semanas.
A vantagem desse procedimento é o custo inferior e uma menor sensibilidade nos dentes devido à baixa concentração das substâncias. Mas, infelizmente, o clareamento caseiro pode não ter o resultado esperado, porque depende exclusivamente da disciplina do paciente em seguir todas as instruções antes da realização dos procedimentos. Cuidado, pois o clareamento caseiro realizado de forma incorreta pode causar danos à gengiva e ao dente.
Quais cuidados devo tomar durante o tratamento?
Durante o tratamento o paciente deve evitar consumir alguns alimentos, como:
A) Ácidos que podem potencializar a sensibilidade dentária; corantes, bebidas e alimentos hiperpigmentados naturalmente ou com corantes adicionados, como o vinho tinto, suco de uva, refrigerantes, molho de tomate industrializado, cenoura, beterraba, açaí, mirtilo (blueberry), molho de soja (shoyo), ketchup, mostarda, café preto, chá preto e mate, chocolate, entre outros. Esses alimentos podem causar manchas e comprometer o tratamento, pois nesse período os dentes estão desprotegidos; os dentes estão desprotegidos.
B) Cigarro: eles podem causar manchas
C) Antissépticos bucais coloridos, pois possuem corantes em sua composição, podendo causar as manchas.
Além disso, é recomendada uma rigorosa higienização dos dentes e utilização de fio dental, lembrando que essa última recomendação deve ser mantida até após o fim do tratamento. Já outros costumes podem voltar ao normal, como o consumo de alimentos e bebidas saudáveis.
Então pessoal, espero que tenham entendido um pouquinho de como é realizado o clareamento dental e de quais formas podem ser realizadas. As dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários.
Duvidas e sugestões é só comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário